Tanto faz: individual ou em duplas, tênis de mesa ou pingue-pongue, este é um esporte competitivo e com muita ação. Na verdade, quando jogado em um ritmo intenso, pode ser uma ótima maneira de queimar calorias e ficar em forma.
Tênis de Mesa: 10 Benefícios para a saúde
Ao praticar você melhora a coordenação mão-olho e estimula o estado de alerta mental, concentração e estratégia tática. Isso torna o jogo perfeito para os jovens aguçarem seus reflexos, e para as pessoas mais velhas refinarem sua capacidade táticas.
Desenvolve a acuidade mental. A velocidade, rotação e colocação da bolinha são cruciais no tênis de mesa, os praticantes tornam-se altamente qualificados, tanto em criar com em resolver um complexo quebra-cabeças envolvendo esses três atributos.
Melhora os reflexos. Devido à natureza desse esporte ser de ritmo acelerado e a curta distância, ambos os movimentos musculares axiais e apendiculares são melhorados. O jogo se distingue por rajadas de esforço e recuperação, levando ao desenvolvimento de contrações rápidas.
Não sobrecarrega as articulações. Comparando com outros esportes o tênis de mesa tem menor incidência de contusões em joelhos, costas e tornozelos. É uma ótima maneira de melhorar a força nas pernas, braços e tronco, sem sobrecarregar suas articulações.
Queima de calorias. Uma pessoa de 68 quilos pode queimar 272 calorias ao jogar tênis de mesa por uma hora. Considerando o fato de que o esporte é divertido e viciante, ele pode ser uma maneira divertida e fácil de queimar calorias.
Ganhos sociais. Se você joga em uma associação ou em casa com os amigos, o tênis de mesa oferece uma ótima maneira de se relacionar com outras pessoas enquanto você perde peso. Porque as pessoas jovens e os nem tão jovens podem jogar juntos. Este esporte pode ajudar a melhorar a comunicação e construir relacionamentos, independentemente da idade. Jogando em casa com irmãos ou pais, além de atrair membros da família para mais próximo, e assim, permite passar mais tempo de qualidade em união.
Mantém o seu cérebro afiado. A revista especializada em Alzheimer e Demência alzheimersweekly.com, relata um aumento claro na coordenação motora e consciência cognitiva nos praticantes desse jogo. Depois de uma série de estudos clínicos realizados no Japão descobriram que o tênis de mesa aumenta significativamente o fluxo de sangue no cérebro, e pode até mesmo evitar a demência.
Melhora o equilíbrio. Ficar equilibrado e ser capaz de mudar rapidamente de direção são a chave para ser bem-sucedido em um encontro de pingue-pongue. Isto é especialmente importante para os idosos.
Estimula várias partes diferentes do cérebro. Ao antecipar o ataque do adversário, um jogador usa o córtex pré-frontal para o planejamento estratégico. O exercício aeróbico da atividade física do jogo estimula o hipocampo, esta estrutura é muito importante para converter a memória a curto prazo em memória a longo prazo.